Página inicial / Artigos

Artigo publicado em 01/10/2011

Sistema De Produção De Banana Prata

Cultura da banana prata, recomendações técnicas. Preparo do solo para banana. plantio de mudas de banana. cultivo de banana. Manejo da cultura da banana.

CULTURA DA BANANA PRATA RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS

1. MUDAS.

Usar muda de laboratório. 

2. PREPARO DO SOLO 

Arar e gradear. Aplicar calcário de acordo com a análise do solo, incorporando com arado. Em áreas compactadas, fazer a subsolagem antes da aração. 

3. ESPAÇAMENTO E DENSIDADE 3,0 m x 2,5 m (1.333 plantas/ha). 

4. SULCAMENTO/COVAS 

Antes do plantio, fazer sulcos a cada 3 metros com 30 cm de profundidade. A cada 2,5 m nos sulcos abertos, marcar as covas, colocando 100 g de calcário dolomítico. No local das covas (30 cm de diâmetro), colocar os fertilizantes (exceto o calcário, já colocado) e misturar com 20 cm de terra da própria lateral do sulco, para desta forma, fazer o fundo da cova. Colocar em seguida, mais 10 cm de terra sem adubo. Manter as covas irrigadas até o plantio. 

5. ADUBAÇÃO DE PLANTIO (por cova) 

  •  100 g de calcário dolomítico 
  •  500 g de superfosfato simples 
  •  10 g de ácido bórico 
  •  10 litros de esterco de gado curtido 

 6. PLANTIO 

Irrigar o solo no dia anterior ao plantio. Abrir com as mãos, um pequeno buraco no centro da cova onde será colocado o torrão com a muda. Pressionar a terra junto ao torrão. Após o plantio, irrigar no mesmo dia. Manter os primeiros 10 cm de solo sempre úmido para facilitar o pegamento da muda. 

7.ADUBAÇÃO DE COBERTURA ADUBOS (g/planta)

 Cloreto de potássio: 80 gramas por cova a cada 30 dias

Ureia:                        20 gramas por cova a cada 30 dias 

Sulfato de amônio:     40 gramas por cova a cada 30 dias

Sulfato de magnésio:  30 gramas por cova a cada 120 dias

Sulfato de zinco:          5 gramas por cova a cada 60 dias

Ácido bórico:              5 gramas por cova a cada 120 dias

Superfosfatosimples: 500 gramas por cova a cada 180 dias

ácido húmico Aminoagro Mol: 10 litros por hectare a cada 6 meses

Os fertilizantes serão aplicados em uma faixa de 20 a 30 cm em torno do caule. Do 3º ao 6º mês, os fertilizantes serão aplicados em uma faixa de 40 a 60 cm em torno da touceira. A partir do 7º mês, os fertilizantes poderão ser aplicados via irrigação (fertirrigação). 

8. ANÁLISE FOLIAR E DE SOLO 

No 1º ano, realizar análise foliar e de solo quando 70% das inflorescências estiverem emitidas e abertas. Repetir estas amostragens (folha e solo) 2 vezes ao ano. Os resultados destas análises deverão ser encaminhados ao Engenheiro Agrônomo responsável para avaliação e recalibração da adubação utilizada. 

9. CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS 

Manter as plantas coroadas. Capinar 70 cm em torno das plantas. No restante da área, aplicar o herbicida Gramoxone (2 l/ha) + Iharaguen-s (1 ml/20 l de calda). Não deixar que o herbicida entre em contato com as bananeiras. Não aplicar se estiver ventando e usar o protetor de bico (“chapéu de Napoleão”). Pulverizar quando as ervas daninhas estiverem ainda pequenas (até 15 cm de altura). 

10. SISTEMA DE CONDUÇÃO 

Uma família por touceira (mãe, filha e neta). 

11. DESFOLHA 

Consiste em eliminar as folhas secas ou dobradas, ou mesmo aquelas que estejam encostadas nos frutos. O corte é feito de baixo para cima, rente ao pseudocaule. Dependendo da altura da planta, são usados: faca, facão ou foice com cabo longo. 

12. ELIMINAÇÃO DO “CORAÇÃO” 

Após a abertura de todas as flores, eliminar o “coração”, quebrando ou cortando-o 15 cm abaixo da última penca. Realizar esta operação a cada 15 dias. Enquanto a altura da planta permitir, usar as próprias mãos para eliminar o coração. Desinfetar a ferramenta com uma solução de hipoclorito de sódio a 2%. 

13. CONTROLE DE PRAGAS 

Nematóides: Aplicar ICB NUTRISOLO Paecilomyces, 300 ml/ há uma vez por ano ou de acordo com a necessidade. 

Broca do Rizoma: Fazer iscas do tipo telha, aplicar Beauveria bassiana nas iscas. Lagartas: Pulverizar com inseticida biológico. 

Tripes: Aplicar provado 5 ml/20 L direcionado ao cacho (Ler e seguir orientações do rótulo, usar EPI). 

14. CONTROLE DE DOENÇAS 

Sigatoka: pulverizar com intervalo de 30 dias no período chuvoso ou quando atingir o nível de dano econômico. Aplicação aérea: Oleo mineral Aminoagro, 14,5 L/há mais fungicida. Aplicação com pulverizador: Oleo mineral Aminoagro, 4 litros/100 Litros de água mais fungicida. Obs: Aplicar no início da manhã ou final da tarde. 

Mal-do-Panamá: aplicar ICB NUTRISOLO Trichoderma, 50 ml/há a cada 60 dias. Utilizar adubação equilibrada. Fazer controle de nematoide conforme item 13 acima. 

15. REBAIXAMENTO DO PSEUDOCAULE 

Cortar o pseudocaule da planta colhida, a 30 cm de altura, 60 dias após a colheita. 16. IRRIGAÇÃO Aplicar 70% da evapotranspiração potencial (ETP) no período de formação e 80% no estágio de produção. 

17. COLHEITA 

A colheita é feita por 2 operários. O primeiro segura o cacho pela sua extremidade (lado do coração), enquanto o outro corta o pedúnculo ou engaço. Nas plantas mais altas, faz-se um corte transversal no pseudocaule, pouco acima da sua metade e do mesmo lado do cacho, de modo a promover uma queda suave, possibilitando ao segundo operador aparar o cacho sobre um colchonete de espuma, evitando lesões nas bananas. A colheita é iniciada 11 a 12 meses após o plantio. 

18. PRODUTIVIDADE 

  •  2º ano: 35 t/ha
  •  3º ano: 30 t/ha

Comentários

marcos da fonseca martins, em 19/10/2011 06:41:37h:
quero saber se posso conduzir o bananal de banana maça com mae ,filha e neta, ou se posso deixa entoceira, para evitar usar ferramentas. Resposta: É melhor não realizar a desbrota para evitar a disseminação do Mal-do-Panamá.
Sergio Santos, em 04/01/2012 08:08:39h:
Qual a sua opinião a respeito do adensamento do bananal, colocar mais de 1700 pl/ha. Resposta: De qual cultivar se trata? Não sou favorável ao adensamento, pois, aumenta o ciclo, ou seja, o intervalo entre colheitas na mesma família, resultando em perda de produtividade e de qualidade.
josé pereira lima, em 09/03/2012 05:05:37h:
O site está cada vez melhor,as informações que procuro sempre encontro e com resultado bem satisfatório. Parabéns Antônio pelo belíssimo trabalho e pelo profissional que vc é. Resposta: Pereira, obrigado por prestigiar nosso site. Sua participação enriquece nosso trabalho. Abraços!
Pereira, em 09/03/2012 02:10:51h:
Antônio seu site está muito interessante,todas as informações que procuramos,achamos.Também não é pra menos.Admiro muito o seu profissionalismo e a sua humildade. Sucesso, vc merece.Um abraço.
Mary Barbuda Souto Coelho, em 27/06/2012 10:22:20h:
Bom dia Antônio Eu tenho uma lavoura de Banana Prata-Anã com 10 anos de produçaõ,e tenho percebido uma queda na produção em relação aos anos anteriores, talvez ocasionada pela infestação de nematóides. Qual o produto que me aconselha usar,forma de aplicação e onde poderei comprar. Será mesmo nematóide ou pode se outros fatores? Aguardo sua resposta o mais breve possível, pois estou muito preocupada. Parabéns pelo site e pelas informações valiosas. Obrigada, Mary Resposta: Mary! Obrigado pelo contato e pelas bonitas palavras. Primeiramente, esteja segura que se trata realmente de nematoides. Veja fotos em nosso site. Temos um produto biológico para controle do nematoide, favor entrar em contato através de nosso e-mail: metaagro@hotmail.com
EDMAR RICARDO, em 14/01/2013 10:03:09h:
BOA NOITE GOSTEI DO SIT BEM FEITO EXPLICATIVO TENHO UMA DUVIDA SE POSSIVLE ME ATENDER ESTA ADUBAÇÃO COBERTUA E FEITA COM UM SO ADUBO COMPOSTO PELOS COMPONENTES OU E SEPARADO TENHO DE COMPRAR ITEM A ITEM SEPARADAMENTE RESPOSTA: Normalmente se usa ureia, cloreto de potássio, e SuperSimples. Pode ser usado também o adubo conhecido por "14-07-28", cerca de 150gr por planta a cada 30 dias.
João Antunes, em 10/06/2013 04:42:44h:
Boa tarde ! Estou implantando um bananal, em Santo Amaro-BA, em tabuleiros costeiros, numa área onde havia cana-de-açúcar até 2009. Queimou-se mas não houve colheita. Fiz incorporação com grade pesada e vejo que há cupim na área. Afetaria o bananal? Muito grato, João Antunes Prezado Joao! Cupins em excesso podem afetar as mudas, especialmente se for muda de rizoma. Para respostas mais rápidas visite nosso facebook: http://www.facebook.com/mundodabanana

Meta Consultoria Agrícola Ltda
Fruticultura Tropical
Projetos e Assistência Técnica
Aracaju/SE
metaagro@hotmail.com
(79) 9138 0029