Artigos 25 abril 2011

Aprenda Reconhecer Os Sintomas De Lagartas Desfolhadoras Da Bananeira


Eventualmente podem ocorrer surtos de lagartas desfolhadoras em bananeiras. Aprenda a reconhecer os sintomas e as diferentes espécies que podem ocorrer.
Veja sintomas de ataque de lagartas desfolhadoras em bananeiras Eventualmente as folhas da bananeira são atacadas por lagartas desfolhadoras. Algumas espécies de lagartas têm sido constatadas, como Caligo spp. Opsiphanes spp., Antichloris spp. e Brassolis sp. (lagarta do coqueiro). Caligo e Opsiphanes são lagartas maiores (até 7 centímetros aproximadamente) e devoram o limbo foliar de fora para dentro. São muito vorazes, com alta capacidade de destruição da área foliar. Já a lagarta do coqueiro, Brassolis, é de hábito gregário, ou seja, trabalha em grupo. Consomem o limbo foliar por inteiro restando apenas o pecíolo. A lagarta Antichloris é menor que as demais, apresenta pelos. Seu ataque ocorre internamente, ou seja, eles destroem o limbo foliar iniciando a raspagem em qualquer ponto da folha, porém, não pelas extremidades. As lagartas normalmente ocorrem na cultura da banana dentro de certo equilíbrio, entretanto, eventualmente ocorrem surtos de lagartas que podem causar sérios prejuízos. O desequilíbrio pode ser causado pelo uso inadequado de defensivos agrícolas ou por outros motivos. O produtor deve ficar atento ao surgimento dos sintomas. Pode ser utilizado um sistema de monitoramento para acompanhar a evolução da praga na lavoura. Em muitos casos o equilíbrio se restabelece sem a necessidade de intervenção, já em outros, há necessidade de controle. Fungicida biológico pode ser utilizado com bastante sucesso.
 



Tags

2 respostas para “Aprenda Reconhecer Os Sintomas De Lagartas Desfolhadoras Da Bananeira”

  1. Edgar disse:

    Bom dia, gosto muito do seu trabalho, sempre vejo bons artigos e lhe dou o meus parabéns!!!
    Estou querendo plantar banana, e estou em dúvida se planto a Banana Grand Naine ou a banana do tipo maçã feita pela Embrapa Brs Conquista.
    Gostaria de sua opinião, desde já agradeço!!!

    • Presado Edgar, obrigado pelo contato!
      Para responder a essa pergunta precisamos saber uma serie de informações, como:
      – Qual a cidade que se pretende plantar?
      – Em que cidade ira comercializar a fruta?

      A Banana Nanica é amplamente aceita na região sul e sudeste, porem há pouca demanda no nordeste.
      Antônio Lopes
      Whatsapp 79 9 91380029

Deixe uma resposta