Artigos 6 fevereiro 2011

Controle Alternativo De Brocas Da Bananeira


Veja como controlar a broca do rizoma, também conhecida como moleque da bananeira.(Cosmopolites sordidus – Metamasius spp.)
CONTROLE ALTERNATIVO DE BROCAS DA BANANEIRA (Cosmopolites sordidus – Metamasius spp.) 
I. CICLO DA BROCA: 
Ovo: (3 a15 dias)    Larva: (35 a 45 dias)   Pupa: (4 a 22 dias)   Adulto:(60 dias a 2 anos) 
II. AMOSTRAGEM:
A – Uso de iscas: Em uma área de 1 ha, distribuir 20 iscas tipo queijo. Fazer a contagem dos insetos 7 dias após a colocação da isca. O nível de controle é de 5 adultos/iscas. 
B – Corte do rizoma de plantas recém colhidas: Cortar o rizoma de 30 plantas recém colhidas, rente ao solo, para verificar se há presença de galerias no rizoma. Se houver 6 rizomas com presença de galerias, iniciar o controle. 
III.CONTROLE: 
A – Distribuir 01 isca do tipo telha para cada 4 plantas, colocando-a junto ao rizoma. Sete dias depois fazer a catação manual das brocas. Refazer as iscas a cada 15 dias até que o número de adultos seja inferior a 100 adultos/ha. Caso a presença de adultos seja superior a 10 adultos/iscas, fazer vistorias de rizomas, cortando-se 30 rizomas/ha, de plantas que já produziram. Tipos de iscas: preferencialmente do tipo telha. A isca deve ser confeccionada com a porção do pseudocaule mais próxima do rizoma. 
B – Uso de Feromônio: Usar iscas específica para cosmopolitus sordidus. Colocar 4 armadilhas por ha. Fazer linhas de armadilhas espaçadas de 100 metros entre si. Dentro da linha, colocar uma armadilha a cada 20 metros. Mudar as linhas (20 metros) a cada mês. Trocar o Feromônio a cada 30 dias. 
C – Catação manual das iscas 
FONTE: Adaptado de O cultivo da banana , Cruz das Almas: EMBRAPA-CNPMF, 1997 (EMBRAPA-CNPMF. Circular Técnica,27) Adaptado: Pragas de Fruteiras de Importância Agroindustrial (EMBRAPA- SPI),1998. Antonio Lopes de Souza Engenheiro agrônomo CREA 58.943/D

Tags

2 respostas para “Controle Alternativo De Brocas Da Bananeira”

  1. moacir lardini disse:

    Preciso de orientação de como combater a broca da bananeira, pois tenho umas 10 touceira de banana maçã uma variedade melhorada pela EMBRAPA, segundo um primo do Paraná q forneceu as mudas, sou do RS cidade de Crissiumal. Se puderem ajudar-me ficarei muito grato pois ja colhi um cacho no ano passado e tem outro desenvolvendo. Estão amarelando todas as mudas e não quero perder esta variedade .
    Obrigado pela atenção
    att Moacir Lardini

  2. William Gomes Santome disse:

    Tem que colocar as iscas com inseticida? E qual inseticida
    Vou gotejar as bananeiras , nao querp fazer fertiirtigacao. Qual outra maneira para fazer cobwrtura de N K.

Deixe uma resposta