Notícias 20 maio 2013

Segredos para o controle do Mal-do-Panamá na cultura da banana.


Banana. Novas técnicas possibilitam conviver com o Mal-do-Panamá.
Segredos para controle do Mal-do-Panamá.
 
O Mal-do-Panamá é uma doença que afeta alguns cultivares de banana, especialmente banana maçã e banana prata. A planta doente morre e o bananal perde a viabilidade econômica, trazendo grandes prejuízos aos produtores de banana. Recentemente surgiram novas técnicas que estão possibilitando reduzir a incidência do Mal-do-Panamá e manter a rentabilidade do bananal.
O fungo Fusarium oxysporum é o agente causador do Mal-do-Panamá. Trata-se de um fungo de solo que está presente naturalmente na maioria dos solos e que se manifestam durante o desenvolvimento da bananeira. Na cultura da banana maçã, a doença é tão severa que a lavoura tornou-se semi perene e migratória, pois, a lavoura morre muito cedo e tem que ser plantada e outra área. No caso da banana prata, os prejuízos também são grandes, levando muitos bananais à erradicação.
Alguns fatores predispõe a planta ao Mal-do-Panamá. Solos arenosos, solos ácidos, solos com alto teor de alumínio e solos de baixa fertilidade são mais propensos à manifestação da doença nos bananais, embora, ela ocorra também em solos pesados e férteis. Adubações pesadas, especialmente com cloreto de potássio, que elevam a concentração de sais na solução do solo é outro fator de predisposição. Já a infestação de nematoides é altamente maléfica, pois, a praga causa ferimentos nas raízes, que facilitam a penetração do Mal-do-Panamá, inclusive, é possível que 100% de bananais com a doença tenham também a presença do nematoide, fato que merece atenção das empresas de pesquisa. Mudas de rizoma, oriundos de lavouras contaminadas é fator certo de disseminação.
Para manter o bananal livre do Mal-do-Panamá ou minimizar seus danos é recomendado um conjunto de medidas. Escolha de solos mais férteis, uso de mudas sadias, uso de cultivar comercial tolerante, correção de solo com calcário e gesso (quando for o caso), programa de nutrição equilibrado, uso deadubação organomineral e o uso de trichoderma aplicado mensalmente, têm possibilitado manter os bananais livres do Mal-do-Panamá, ou pelo menos, com baixa infestação da doença.
Dentre estas práticas preventivas, o uso adequado e permanente de trichoderma tem sido o diferencial para vencer a luta contra a doença e manter a rentabilidade do bananal. O trichoderma é aplicado regularmente a cada 30 dias, sendo a dose variável em função do diagnóstico geral do bananal. Na maioria dos casos é necessário aliar o trichoderma ao controle biológico dos nematoides.
Contudo, nem todo trichoderma encontrado no mercado é eficaz no controle do Mal-do-Panamá.  Trata-se de um organismo vivo, que deverá ser capaz de colonizar o solo, se multiplicando. As diversas marcas comerciais se diferem por vários fatores:
a)      Existem diferentes espécies de trichoderma (T. harzianum, viridae, conidae, etc.).
b)      Há diferentes cepas de uma mesma espécie.
c)       Há diferença na agressividade do trichoderma, de acordo com a espécie e/ou a cepa.
d)      Há diferentes concentrações entre as marcas, sendo algumas até 30 vezes mais concentradas que outras.
O produtor deve ficar atento também sobre a forma que o produto é armazenado e transportado, pois, temperaturas elevadas podem matar o agente ativo.
Por fim, é preciso ter os cuidados adequados na aplicação do produto para que ele não perca sua viabilidade, como não aplicar nas horas quentes do dia e incorporar com irrigação.
Portanto, o segredo para o controle do Mal-do-Panamá em banana maça e banana prata, além dos fatores mencionados acima, passa principalmente por um programa de nutrição equilibrado, com uso de adubos organominerais e pelo uso regular de um trichoderma comprovadamente eficaz.
300x290 (8) 300x290 (9) 300x290 (10)
Antônio Lopes de Souza
Engenheiro Agrônomo
Pós graduado em Fruticultura Comercial e
Gestão de Empresas



Tags

9 respostas para “Segredos para o controle do Mal-do-Panamá na cultura da banana.”

  1. Thaís disse:

    Boa tarde, gostaria de saber como é realizada a aplicação de Trichoderma em bananais jovens e adultos.
    Se é aplicado próximo a raiz, cavando uma trincheira paralela. E no caso da banana maçã, qual o Trichoderma recomendado?
    É realizada pulverização? qual a concentração?
    obrigada!!

  2. Galdino disse:

    Boa noite,
    Estou precisando de informações para prevenção e controle do mal do panamá, pois este mês vou fazer um plantio experimental de diversas variedades de banana tipo maçã e também a maçã verdadeira.
    O solo é de cerrado com 70% de areia já corrigido com calcário dolomítico e gesso.
    As informações serão de grande valia para o início de plantio e também para a escolha da variedade mais próxima à da maçã.
    Para testar o sabor e aceitação comercial vou plantar Yangambi (Caipira), Thap Maeo, Maçã tropical, BRS Princesa, BRS Conquista e a maçã verdadeira micropropagada.
    Dizem que existe uma maçã mutante que é tolerante ao mal do panamá em GO, porém não encontro onde comprar e não sei se é enganação.
    O mais importante é saber prevenir e controlar a doença que inviabiliza o plantio da variedade maçã.
    Onde comprar, qual o trichoderma certo, o local de aplicação, a dose adequada e o intervalo ideal?
    Obs: Aplicação na cova de plantio do cal hidratada, calcário dolomitico, gesso e boro podem ajudar? Qual a dose de cada produto por cova? Tem outros produtos para plantio?
    Att
    Galdino
    (38)999725478

  3. Maracio Moraes Mendes disse:

    Prezada Equipe
    o uso do desbaste com a “Lurdinha” promove: 1) diminuição da competição por água, luz e nutrientes; 2 maior insolação do bananal e redução da umidade do bananal. Esses dois fatos proporcionam uma cultura mais sadia e um ambiente desfavorável ao fusarium, o que resulta em redução do nível de insfestação do patógeno na lavoura. O fusarim estará presente mas não poderá expressar a sua virulência plena.
    Att
    MMM

  4. Bruno disse:

    Boa tarde. Tenho bananeiras variadas em minha chácara e agora introduzi a banana maçã. Queria orientações sobre o procedimento. Obrigado

  5. Sitarama Prabhu Anne disse:

    Prabhu
    14 de Maio, 2018 Goiania
    Qual e labortorio de Fitopatologia e indicado par a analise de amostra de solo e rizoma ?
    Quais são sintomas iniciais na rizoma de planta infectada?
    Quais são sintomas iniciais na planta a aérea?
    Como evitar a contaminacao de plantas vidinhas?
    A irrigação com aspersão dissemina doença mais rapidamente?
    Qual e marca comercial de Trichoderma mais indicado?

  6. quero saber tudo sobre banana pratas. como combate o mal de panamá

  7. Quero saber tudo sobre banana pratas como combate o mal de panamá

  8. Celio aguiar disse:

    Pode usar direto na cova miturando antes de plantar amuda

Deixe uma resposta