Artigos 30 julho 2012

Sintomas de deficiência de cálcio Em bananeira e como corrigir


Aprenda mais sobre as funções e os sintomas de deficiência do cálcio e como solucionar sua carência!
O cálcio (Ca) é um elemento essencial para todas as plantas e animais, inclusive o homem. Na bananeira esse nutriente interfere nas qualidades palatáveis das bananas. Estimula o crescimento das raízes e radicelas e das gemas apical e lateral. Ele participa da estrutura das células, como se fosse um cimento de um muro, e por isso, quando é mobilizado para outra parte da planta provoca grandes e acentuadas necroses (morte do tecido).
O cálcio participa junto com o Mg na formação da membrana celular, que controla a entrada e a saída de outros nutrientes na célula. Participa das reações com hormônios vegetais e ativações enzimáticas. Produz juntamente com o K e o Mg, ação antitóxica contra certos ácidos orgânicos considerados inibidores do metabolismo da bananeira. Atua na assimilação do nitrato, que formará as proteínas e outros compostos nitrgenados. Atua na fixação do K nas folhas e tem ação na absorção de outros nutrientes.
Para a bananeira ter suas funções fisiológicas normais é preciso haver nas folhas equilíbrio entre o Ca, o Mg e o K, devendo esta relação estar próximo de 1:4:16.
O Ca se transloca parcialmente das folhas mais velhas para as mais novas, o que não é comum em outras plantas. Isto acontece na bananeira por ela ter o floema difuso nas bainhas (que forma o pseudocaule). O Ca se acumula nas folhas até ao florescimento e depois se transfere para o cacho.
Quando aplicado no solo, corrige sua acidez, provocando o deslocamento do hidrogênio (acidez) que está agregado à partícula de argila. Solos com pH próximos de 7 ajudam os microrganismos aí existentes a transformar os restos de culturas em M.O. Esta, por sua vez, possibilita a uma melhor assimilação de nutrientes e a retenção de água nesse solo.
Efeitos da deficiência de Ca
A demanda por Ca aumenta com a idade da planta. Na deficiência as folhas ficam menores e morrem precocemente. A banana é leve e quando a deficiência é severa sua casca racha no seu comprimento, e a polpa fica sem sabor. A casca da banana madura apresenta maior porcentagem de Ca, do que a encontrada na planta e ou na polpa. A planta é mais baixa e tem poucos “filhos”.
Os ciclos vegetativo e de produção são alongados devido ao lento crescimento da planta. Os pontos de crescimento, principalmente os das raízes, têm morte bastante precoce, o que reduz o tamanho de seu sistema radicular, reduzindo também a penetração das raízes no solo, ocasionando menor absorção de água e nutrientes, sendo esse fato mais agravado e observado nos períodos de estiagem.
Nos solos onde se faz adubações com altos teores de N, provoca-se uma perda do Ca. A absorção do Ca pelas raízes é dificultada pela presença de alumínio e manganês solúveis. Nos períodos de muita chuva e calor, o Ca é bastante lixiviado, o que pode provocar carências na planta.
Quando o solo contém a relação Ca : (K + Ca + Mg) = 0,7 é um ótimo equilíbrio e deve-se ter o maior rendimento de produção. Consideram-se como limites válidos para esta relação os índices de 0,4 a 1,0.
 



Tags

4 respostas para “Sintomas de deficiência de cálcio Em bananeira e como corrigir”

  1. aurio araujo disse:

    Boa tarde, gostaria de saber oque esta acontecendo com minha plantação de bananeira. Pois quando da o cacho o pé começa a morrer.

  2. Tiago Araújo de Sousa disse:

    Eu queria sabe como eu faso para que o meu da um cacho maior porquê o meu bananal NÃO ta dando caicho choxo não ta prestando eu quero sabe como eu posso faze ?

  3. Cristina disse:

    Gostaria de saber por que a bananeira da um cacho bonito, mas as bananas não se desenvolvem. Ficam muito fininha. Seria falta de algum fertilizante?

  4. João Antonio disse:

    Fiz a analise no solo onde planto as bananas e de acordo com a formula Ca : (K + Ca + Mg) = 0,7, para verificar o calcio, verifiquei que:
    de 0 a 25cm o resulto é 0,7
    e
    de 25 a 50cm o resulto despenca para 0,02.
    Oque devo fazer? pois todas as pencas que colho estão com as cascas rachadas.
    obrigado.
    aguardo contato de voces.
    Att.
    Joao Antonio

Deixe uma resposta